Lavras Novas é um dos destinos mais romântico em Minas Gerais. Cercado de montanhas, rodeado de lindas cachoeiras e com um clima ideal para curtir a dois, o vilarejo é o destino certeiro para este feriado com dia dos namorados em seguida.
E friozinho, dia dos namorados pede um lugar aconchegante, de ótima gastronomia, vinho e charme.
Este lugar é aqui, Grado Bistrô, o bistrô mais charmoso e o ambiente ideal para dias românticos.
E, para a semana do amor o Grado está ainda mais especial.

De 08 à 12 de junho, além do nosso menu tradicional, teremos cardápio especial com opções criadas pelo Chef Felipe Britto. Venha celebrar o amor no Bistrô mais charmoso de Lavras Novas!

Menu namorados:
Entrada

  • Carpaccio de pera gorgonzola nozes e mel trufado.
  • Bruschetta de Brie damasco e pistache

Pratos para 2

  •  Mac n’ cheese de camarões
  • Boeuf Bourguingnon Grado com purê trufado.

 

 

 

Lavras Novas, um dos 12 distritos de Ouro Preto, é a primeira cidade a receber o Projeto Sons e Sabores, entre os dias 7 e 16 de outubro. Serão dias com muita comida boa e música. Idealizada pela empresa FCA e Pulsar Brasil, a iniciativa tem como proposta impulsionar o turismo, a cultura, a gastronomia e as pousadas locais, além de potencializar a cidade como um destino turístico.

O distrito mineiro oferece trilhas, cachoeiras, passeios a cavalo e de quadriciclo, tendo como destaque a vocação para o ecoturismo,principalmente, por ostentar a tirolesa em um ponto mais alto do Brasil, a 1.500 metros de altitude acima do nível do mar.

 Com aproximadamente 1.500 habitantes, Lavras Novas é apontado como um refúgio para quem deseja fugir da agitação da cidade, relaxar, descansar, contemplar as montanhas, ou tomar banho de cachoeira. A cidade também faz parte do Caminho Novo da Estrada Real.

Eberty Salles, um dos organizadores do evento, explica que o Projeto Sons e Sabores contará com a participação das doninhas, as cozinheiras e quituteiras locais. “As doninhas ganharão barracas para oferecer ao público iguarias tradicionais da culinária mineira”, conta.  “Vamos mostrar a arte  culinária caseira das doninhas de Lavras Novas. Elas poderão apresentar a delícia de seus pratos, de uma culinária simples e rica entre o cheiro e o tempero durante o festival”.

As atividades do projeto serão desenvolvidas no entorno da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, considerada o cartão postal da cidade. A igreja foi construída no século XVIII e se destaca pela sua importância história, cultural e pela beleza arquitetônica.

De acordo com Salles, o intuito desse projeto é fomentar a economia para todas as pousadas e restaurantes, bem como valorizar a cultural de Lavras Novas com a apresentação de shows com músicos locais.  Ele adianta que outras localidades já estão sendo mapeadas para receber o evento e citou Monte Verde, Diamantina, Poços de Caldas e Ouro Preto.

Na grade da programação cultural, o projeto apresentará shows com Bruno Felga, Thitonho, Carla Lima, Velotrol, Renan Scarpati e Lavras Novas Music Band.  Destaque dos shows será apresentação da banda JPG, projeto do músico João Ramalho, que tem um belo berço musical, pois é filho de Zé Ramalho e da Cantora Amelinha.

COMO CHEGAR EM LAVRAS NOVAS

 

Saindo da capital mineira, Belo Horizonte, pegue a BR-356, em direção a Ouro Preto. No trevo de entrada para a cidade, entre à direita na rodovia MG-129.
A partir dali serão, aproximadamente, 15 km até o distrito de Lavras Novas. O trecho é quase totalmente asfaltado, sendo apenas cerca de 1,5 km de estrada de terra. Contudo, o caminho é bem sinalizada.

Para quem partir de Ouro Preto, basta seguir em direção ao bairro Bauxita e ir até a Novelis. Passando pelo bairro Saramenha, siga por cerca de 10 km e pegue o trevo à esquerda, que indica Lavras Novas.

Com queda de mais de 200 metros, divididas por enormes degraus de pedras, a Cachoeira do Rapel pode ser vista na estrada que dá acesso ao distrito de Santo Antônio do Salto.

Apesar do nome sugestivo, especialistas no rapel não recomendam a prática do esporte no local, por exercer muito atrito nas cordas.

É altamente recomendado a visita com um guia experiente, uma vez que ela pode ser perigosa e oferecer riscos de acidentes. No acesso à trilha, pare nos pocinhos que se formam até a queda principal para se refrescar.

Como apontamos, o distrito está presente em uma região montanhosa espetacular. Por isso, recomendamos aos turistas aproveitarem a vista panorâmica nos mirantes.

A seguir, apresentamos alguns ideais para apreciar a estonteante paisagem.

Mirante da Pedra

De fácil acesso, visto diretamente do Restaurante Pimenta Rosa, para chegar ao Mirante da Pedra é só seguir até a Pousada Kokopelli localizada no final da avenida Nossa Senhora dos Prazeres.

Até aqui, é possível ir de carro. Depois, siga a pé pela estradinha de terra por 1 km e veja as mais belas montanhas que seus olhos alcançam.

Em alguns pontos da cidade, há a indicação para o Mirante e outros pontos turísticos com charmosas e coloridas plaquinhas.

Mirante da Rua da Fonte

O mirante fica cerca de 300 metros da avenida Nossa Senhora dos Prazeres, perto do Chalés da Pedra. Para encontrá-lo, basta seguir depois do cruzeiro, virar a primeira rua à direita, na Rua da Fonte e chegará lá.

Aproveite a paisagem montanhosa de Minas Gerais.